Os triglicerídeos são partículas de gordura existentes no sangue de todas pessoas, e são essenciais para o bom funcionamento de nosso organismo. Em excesso, porém, os triglicerídeos podem causar uma série de complicações: infarto do miocárdioAVC (“derrame”), cirrose no fígado, pancreatite aguda e até a morte. Além disso, dosagens elevadas de triglicerídeos costumam anteceder o diagnóstico de diabetes.

O nível normal de triglicerídeos no sangue é abaixo de 150mg/dL, e normalmente sua elevação não traz qualquer sintoma, porém o médico pode suspeitar de excesso de triglicerídeos ao constatar obesidade abdominal (“pança”) no paciente. Somente através do exame de sangue é que pode ser constatado o problema, e, atualmente, para que a dosagem de triglicerídeos seja válida, é necessário jejum de 12 horas antes do exame.

O excesso de triglicerídeos pode ser causado por medicamentos, síndromes genéticas, doenças na tireóide e nos rins, porém a grande maioria dos casos tem como origem a alimentação inadequada. Com a atual epidemia de obesidade e o grande aumento no consumo de alimentos industrializados, a incidência de triglicerídeos elevados vem aumentando dramaticamente. Muitas vezes, os níveis elevados de triglicerídeos estão acompanhados de outras anormalidades, como hipertensãocolesterol elevado, níveis reduzidos de colesterol bom (HDL) e glicemia elevada.

O tratamento dos níveis elevados de triglicerídeos visa evitar as complicações descritas acima, e envolve basicamente mudanças na alimentação e atividade física regular; o uso de medicamentos para redução dos triglicerídeos pode ser necessário em casos especiais, mas estas drogas têm eficácia muito restrita. Basicamente, os principais alimentos que devem ser restringidos em quem sofre deste problema são farinhas e acúcares, inclusive bebidas doces e cervejas.

Porém, como muitas vezes o nível elevado de triglicerídeos pode estar associado a outras patologias, e o tratamento destas patologias pode interferir nos valores dos triglicerídeos, convém procurar ajuda médica especializada caso você sofra deste mal.