O colesterol é um tipo de gordura que compõe o corpo humano, sendo aparentemente essencial para seu funcionamento. Porém, em quantidades excessivas, pode causar uma doença comum e grave, chamada aterosclerose. Caso exista uma alteração na quantidade de colesterol, a pessoa não sente nada. Somente através de um exame laboratorial é possível saber os níveis de colesterol.

Todos nós temos alguma quantidade de colesterol circulando no sangue. Podemos classificar esse colesterol em colesterol bom (HDL) e colesterol ruim (LDL). Quando uma pessoa tem níveis excessivos de LDL e/ou níveis baixos de HDL, existe tendência de o colesterol acumular-se dentro das artérias (o “encanamento” do corpo), terminando por entupi-las e dificultar a circulação do sangue. Esse tipo de entupimento, chamado de aterosclerose, é a principal causa de infartos e “derrames”. Existem outros fatores que causam aterosclerose, e podem acelerar o processo, como por exemplo o tabagismo,  pressão alta, diabetes, histórico familiar, etc.

A quantidade de colesterol que temos no sangue depende basicamente da genética, sofrendo ainda influência da alimentação, da atividade física e do peso e de cada um. Podemos modificar os níveis de colesterol no sangue através de mudanças na alimentação, peso, atividade física ou com o uso de medicamentos. Porém, nos casos de colesterol elevado por genética (hereditários), normalmente ele pouco se altera com mudanças de estilo de vida, o que costuma gerar frustração.

Não existe um valor limite fixo de colesterol que possa ser aplicado para todas pessoas. O limite aceitável depende de outras variáveis. Somente depois de conhecer os níveis de colesterol do paciente e de calcular o perigo que aquele colesterol representa para aquela pessoa, o médico pode definir se há necessidade de intervenção.

Ter colesterol elevado não significa ter uma doença, mas sim uma chance maior de desenvolver uma doença (aterosclerose). Se você tem colesterol alterado, ou se desconhece seus níveis de colesterol, agende uma consulta para que o médico calcule se há necessidade de tratamento ou não.

Leia sobre o tratamento do colesterol em “Devo tomar remédio para Colesterol (ESTATINA)?“.