Como a hipertensão ou pressão alta é um problema de saúde muito comum e que causa sérias complicações se não tratado, torna-se importante conhecer a maneira correta de medir a pressão arterial. As medidas realizadas em casa são de grande auxílio no controle desta doença.

Idealmente, a pressão deve ser medida com o paciente em repouso, sentado, recostado, com os pés apoiados. É importante anotar o resultado, pois geralmente o médico só vai tomar alguma conduta depois de analisar uma série de medidas, feitas em vários dias.

Não recomendamos medir a pressão enquanto o paciente está sentindo dor, especialmente dor de cabeça, visto que a dor eleva a pressão. O correto é medir a pressão em momentos casuais, quando a pessoa não está sentindo nada. Quando a pessoa está com dor de cabeça e pressão elevada, não é possível saber se a pressão causou dor ou se a dor elevou a pressão.

Quanto ao tipo de equipamento, deve-se evitar aparelhos que meçam a pressão no pulso, eles não costumam ser acurados, e frequentemente geram falsos diagnósticos. O aparelho de braço é mais recomendado,  mesmo que seja automático. Existem disponíveis na internet listas de aparelhos automáticos recomendados , que foram testados e aprovados por sociedades médicas.
O manguito (parte do aparelho que fica enrolada no braço) deve ser adequado para o tamanho de braço do paciente. Caso você tenha o braço muito “fino” ou “grosso”, as medidas serão incorretas. Os limites usuais para os manguitos comuns são braços com mais de 27cm de circunferência e menos de 34cm. Em nossa clínica, possuímos manguitos específicos para braços com circunferências fora desses limites.

Se você está em dúvida sobre a sua pressão, agende uma consulta para discutir o assunto com um profissional especializado.

Quando houver dúvidas o médico pode solicitar exames para medir a pressão arterial,  como o MAPA (Monitoramento Ambulatorial da Pressão Arterial) ou o MRPA (Monitoramento Residencial da Pressão Arterial).