O objetivo deste texto é explicar a diferença entre cateterismo e angioplastia. Acesse este outro texto para entender como funciona a angioplastia.
CATETERISMO cardíaco é o procedimento de introduzir catéteres dentro do coração, geralmente usando como ponto de entrada uma artéria da virilha ou do pulso. A principal indicação para CATETERISMO é injetar contraste nas artérias do coração e filmar a passagem do contraste por elas, a fim de procurar entupimentos e estudá-los. Neste tipo de exame, o paciente comparece em jejum ao hospital e é liberado para casa poucas horas depois. O médico que realiza o exame (um cardiologista sub-especializado em hemodinâmica) não “desentope” nada, ele apenas filma as artérias, sem “mexer” nelas. Depois o filme é estudado em conjunto com o médico solicitante do exame e define-se qual a melhor conduta a ser tomada.
ANGIOPLASTIA é o procedimento de desentupir obstruções nas artérias (geralmente do coração) com a introdução de um tipo especial de cateter. Este procedimento só pode ser realizado depois de feito um CATETERISMO e confirmada a presença de obstruções, e definido que a ANGIOPLASTIA está indicada. Normalmente é necessária internação hospitalar, e ao final do procedimento é instalada uma armação de metal dentro da artéria, chamado de STENT, para que ela permaneça dilatada e aberta a longo prazo.
Então, CATETERISMO é um exame, e ANGIOPLASTIA é um tratamento.