Vegetais que evitam o câncer de mama

vegetais

O estudo de saúde das enfermeiras americanas vem acompanhando o estado geral de saúde de 90.000 mulheres desde 1991, e os autores, de Boston, publicaram agora a análise relacionando o consumo de frutas, sucos e verduras com o surgimento de câncer de mama.

Entre as mulheres que haviam completado anteriormente o questionário a respeito do consumo de frutas, verduras e sucos na adolescência e também quando adultas jovens, 1347 desenvolveram esta neoplasia, e foram objeto da presente análise:

1) SUCOS

O consumo de suco de frutas NÃO esteve relacionado com redução no risco de câncer, tanto o consumo na adolescência quanto o consumo quando adultas jovens.

2) FRUTAS

Para as frutas, houve correlação: dividindo-se estas mulheres em 5 grupos de consumo de frutas durante a adolescência, sendo o grupo de menor consumo equivalente a meia fruta por dia, e o grupo de maior consumo equivalente a quase 3 frutas ao dia, observou-se que as mulheres deste segundo grupo sofreram 25% menos casos de câncer de mama, quando comparadas ao grupo de menor consumo.

Não houve correlação entre o consumo de frutas durante a fase de adultas jovens e o surgimento desse tipo de câncer.

3) VERDURAS

O consumo de verduras na adolescência não se correlacionou com o surgimento posterior de câncer de mama. Porém, analisando o consumo de verduras ricas em alfa caroteno (cenouras), quando adultos jovens, o grupo de maior consumo obteve 18% de redução na incidência de câncer de mama.

Em relação aos alimentos individuais, o consumo elevado de maçãs, bananas e bagas durante adolescência e o consumo de laranjas e couve durante a fase de adulto jovem estiveram associados a uma redução de câncer.

Em resumo, mulheres com uma dieta rica em frutas e verduras, desde jovens, têm menos propensão a desenvolver câncer de mama mais tarde. A relação foi mais evidente para maçãs, bananas, bagas, laranjas, couve e cenoura.

Fonte: http://www.bmj.com/content/353/bmj.i2343

 


Comentários

Deixe um Comentário