Spray nasal para arritmia cardíaca

gordtranspetterson

Nas sessões científicas da Heart Rhythm Society, realizadas em Chicago, foi apresentado um interessante estudo a respeito de uma nova medicação para tratamento de arritmias cardíacas. Trata-se do ETRIPAMIL em forma de SPRAY NASAL. A ideia era utilizar esta medicação para reverter um tipo muito comum de arritmia, porém com nome complicado: taquicardia paroxística supraventricular, mais conhecida como TAP em nosso meio.

Os indivíduos que sofrem desta arritmia têm episódios de aceleração do coração, quando a velocidade do coração aumenta subitamente para até 160 – 190 batidas por minuto, sem aviso prévio. Em alguns casos, os episódios duram poucos segundos, mas muitas pessoas têm episódios com duração de horas, que, apesar de normalmente não trazerem perigo, são muito debilitantes e até assustadores.

O tratamento mais simples para uma TAP são as manobras de reversão, como a explicada neste post http://clinicapetterson.com.br/revertendo-sua-arritmia-em-casa/. Porém, é muito frequente ser necessário o uso de medicamentos para a reversão da arritmia, sendo os mais eficientes aqueles administrados por via endovenosa em hospitais, o que não é prático para o paciente. Alguns medicamentos por via oral também pode ser usados, mas o tempo até a reversão da arritmia pode ultrapassar 30 minutos.

Assim, o novo medicamento testado é muito prático por ser um spray nasal que pode ser aplicado imediatamente; no estudo em questão, 104 pacientes receberam o medicamento ou placebo (inócuo) para usar durante sua TAP. O uso da dose de 70mg do Estripamil conseguiu reverter 87% das TAPs em uma média de 2 a 3 minutos, um resultado considerado excelente. A chance de reversão com placebo foi de 35%.

Estudos maiores avaliarão especialmente a segurança desta droga, mas provavelmente ela será em breve um acréscimo muito útil ao arsenal da cardiologia.

Fonte: http://www.medscape.com/viewarticle/880046


Comentários

Deixe um Comentário