SONECA DEPOIS DO ALMOÇO BAIXA A PRESSÃO

soneca

Pesquisadores gregos apresentaram no congresso Europeu de Cardiologia um estudo a respeito do efeito da soneca pós-almoço na pressão arterial. Foram recrutados 386 pacientes com pressão alta, e questionados, entre outras coisas, a respeito do hábito de dormir após o almoço; todos pacientes realizaram um MAPA de 24h (http://cordialexames.com.br/exames/, https://www.youtube.com/watch?v=YsRp5AIhqIs) para medir com grande precisão qual sua pressão arterial durante um dia típico.

Os resultados indicaram que aqueles indivíduos que dormem depois do almoço tem a pressão significativamente mais baixa do que os outros (quase 6 mmHg a menos). Sabendo-se que a pressão é mais baixa durante o sono, o MAPA de 24h permitiu comparar também qual a pressão de cada grupo quando acordados, e novamente aqueles que tem o hábito da sesta obtiveram resultados melhores (5 mmHg a menos). Além disso, quanto maior a sesta, maior a diferença de pressão entre os grupos. Os resultados não foram alterados quando controlados para outros fatores que poderiam interferir na pressão, como idade, sexo, índice de massa corporal, uso de sal, tabagismo, uso de álcool e atividade física.

O hábito de cochilar após almoço já foi muito mais presente, e a vida moderna o torna quase impraticável. Porém, esse estudo indica que há vantagens em fazer este descanso. Os autores concluem que sonecas na metade do dia influenciam a pressão arterial durante todas as 24h, e quanto mais longa a soneca, maior a influência.

Fontes:

http://www.medscape.com/viewarticle/850255  

http://spo.escardio.org/Abstract.aspx?eevtid=1085&fp=P906


Comentários

09/09/2015 13:03

Elio Rolim

Reply

Primeiro parabéns pela postagem. Os Espanhóis, que tem o hábito de fazer a siesta, tem publicações do aumento do HDL colesterol naqueles que tem este hábito. Abraço.

Deixe um Comentário