SELÊNIO PROTEGE CONTRA CÂNCER?

pressap

Selênio é um elemento natural ao qual somos expostos principalmente através do consumo de alimentos, e eventualmente da água. Pequenas quantidades de selênio são essenciais para alguns processos biológicos em humanos, mas quantidades um pouco maiores podem ser tóxicas, de maneira que a quantidade de selênio que devemos ingerir situa-se em uma estreita faixa. Suas fontes principais na dieta são a castanha-do-pará, atum, sardinha, fígado, carne de gado “verde”, ovos, espinafre e frango.

No final dos anos 60, alguns estudos observacionais relataram que as pessoas com maiores níveis de selênio em sua dieta ou em seus tecidos corporais sofriam menos risco de câncer, e estudos em laboratório mostraram que o selênio poderia inibir o crescimento de células tumorais. Isto levou a um grande interesse na suplementação de selênio para prevenção de câncer.

Mais recentemente, alguns estudos bem-feitos foram publicados (desta vez, estudos randomizados) testando esta hipótese, e agora a equipe Cochrane publicou uma análise conjunta destes estudos. Estes novos dados ajudam muito a compreender a relação entre selênio e câncer. No total, foram analisados 10 estudos novos onde os pacientes foram sorteados para receber aleatoriamente o selênio ou placebo, mais 70 estudos observacionais.

O resultado da análise conjunta dos estudos randomizados indica que NÃO HÁ efeito protetor do selênio sobre o câncer, inclusive no mais estudado de todos: câncer de próstata. Alguns estudos, inesperadamente, sugerem que o selênio pode aumentar o risco de câncer avançado de próstata e diabetes. Já os estudos observacionais, muito mais “fracos” e sujeitos a erros, mostraram uma correlação protetora entre ingesta de selênio e câncer, mas há muitos erros possíveis neste tipo de estudo. Estes últimos estudos, portanto, são de utilidade limitada.

A conclusão final dos autores é que a hipótese de que aumentar a ingesta de selênio para reduzir o risco de câncer NÃO É suportada pelos dados científicos disponíveis.

Fonte:

http://www.cochrane.org/CD005195/GYNAECA_selenium-preventing-cancer

 


Comentários

Deixe um Comentário