Sedentarismo é mais perigoso que obesidade

perigos-sedentarismo

A obesidade está firmemente estabelecida como causa de mortes precoces. A falta de atividade física também tem esta relação com encurtamento da vida. Pesquisadores europeus acabam de publicar um estudo comparando estes dois fatores de risco, para determinar qual deles exerce pior efeito na saúde.

Para descobrir, 334.000 europeus foram acompanhados por um período de 12 anos, onde tiveram peso, altura e atividade física avaliados periodicamente. Os dados foram ajustados para tabagismo, consumo de álcool, nível educacional e sexo.

Os resultados indicaram que, comparando-se os participantes que realizam atividade física regular moderada com aqueles completamente sedentários, o risco de morte reduz-se em 20 a 30%, tanto em obesos como em pessoas com peso normal. Atividade física moderada é equivalente ao fazer 20min de caminhada ao dia. Ao comparar-se, porém, a atividade física intensa com a moderada, houve benefício apenas nos não obesos.

O número de mortes atribuídas ao sedentarismo foi o dobro do número atribuído à obesidade; ou seja, ser sedentário é duas vezes mais perigoso do que ser obeso.

Se todos indivíduos praticassem pelo menos atividade física moderada (eliminação do sedentarismo), o número de mortes totais iria reduzir-se em 7,3%.

Fonte: http://ajcn.nutrition.org/content/early/2015/01/14/ajcn.114.100065.full.pdf+html

http://www.medscape.com/viewarticle/838209#vp_2


Comentários

Deixe um Comentário