Na prática médica do dia-a-dia, ao atender um paciente novo precisamos, entre muitos outros dados coletados, fazer um levantamento das causas de óbito nos familiares mais próximos. Este tipo de informação é muito importante, pois diversas doenças têm componentes genéticos fortes e é comum que várias gerações da mesma família desenvolvam as mesmas doenças, e acabem por falecer pelo mesmo motivo.

Ao fazer esta coleta de informações, com frequência os pacientes não conseguem diferenciar infarto, derrame e “ataque”, e muitas pessoas acham que os três são a mesma coisa. O resumo abaixo pode esclarecer esta dúvida:

• Infarto – este é o termo leigo geral para designar aquilo que os médicos chamam de Infarto Agudo do Miocárdio. Ocorre quando uma das artérias que levam sangue para nutrir o músculo do coração termina de entupir, após um longo período (anos) de acúmulo de placas e gordura em seu interior. No dia do infarto, o sintoma mais comum é uma dor forte no peito, e o paciente pode vir a falecer subitamente a seguir.
  • Derrame – este é o termo leigo para designar o que os médicos chamam de Acidente Vascular Cerebral (AVC). Ocorre quando uma das artérias que levam sangue para irrigar o cérebro entope ou rompe. Em ambos casos, há morte quase instantânea de parte do cérebro, e o sintoma mais comum é a perda súbita de força em um lado do corpo. Em casos muito graves, o paciente pode vir a falecer subitamente a seguir.
  • “Ataque” – este é o termo leigo para designar o que os médicos chamam de Morte Súbita; trata-se da morte rápida de uma pessoa que aparentava estar bem de saúde. Muitas doenças diferentes podem levar a isto, sendo a mais comum o infarto descrito acima. Há mais causas frequentes, como por exemplo outras doenças do coração, embolia pulmonar, intoxicação, derrame do tipo hemorrágico, aneurismas de aorta, etc. Normalmente, só com a realização de autopsia é possível esclarecer a causa.

Carlos H P Petterson – CRM 21084