Psoríase e infartos

psoriase

A psoríase é uma doença crônica comum de pele, mais comum em adultos e fumantes, mais frequente em regiões distantes do Equador, com um forte fator genético associado.

Em cerca de 30% dos pacientes com psoríase, ocorre também uma inflamação nas articulações, chamada artrite psoriática.

Há muito tempo aventa-se que os pacientes com esta artrite são mais propensos a complicações cardiovasculares. Agora, uma publicação de autores canadenses lançou luz sobre esse tema: a análise conjunta de 11 estudos prévios, totalizando quase 33.000 pacientes com artrite psoriática.

tesssss

fffffff

Os resultados mostraram que os pacientes que sofrem de artrite psoriática têm 43% mais doenças cardiovasculares do que a população em geral, e sofrem 55% mais eventos cardiovasculares (infartos, derrames, cirurgias cardíacas, morte súbita).

A chance de infarto do miocárdio foi 68% maior para quem sofre dessa artrite, assim como também foram maiores as chances de “derrame” (22%) e de sofrer insuficiência cardíaca (31%).

O aumento de risco cardiovascular demonstrado nesse estudo para portadores de artrite psoriática é de grande magnitude, e coloca estes pacientes em uma categoria onde são necessárias medidas intensivas para reduzir o perigo. Estas medidas podem ser atividade física, mudanças na alimentação e o uso de medicamentos como estatinas. Ainda não é sabido se o tratamento da artrite com medicamentos reduz o risco cardiovascular.

Fonte: