Prevenção de câncer com Aspirina (AAS)

medicine

Importante trabalho foi publicado no periódico JAMA Oncology, da Associação Médica Americana, averiguando o efeito do uso crônico do medicamento ácido acetilsalicílico na prevenção do câncer.

O ácido acetilsalicílico, medicamento à venda desde o século XIX, é mais conhecido no Brasil pelos nomes de Aspirina®, AAS® e Melhoral Infantil®, entre outros. Seu efeito na prevenção do câncer de intestino grosso (cólon) já não é novidade, mas agora o trabalho recém-publicado fez uma análise muito maior, envolvendo outros tipos de câncer, em um grupo de mais de 135.000 pessoas (algumas usando esse medicamento regularmente, outras não) que foram acompanhadas por até 32 anos, período durante o qual desenvolveram quase 8.000 casos de câncer. Esses imensos dados foram então tabulados e analisados, para determinar quais os tipos de câncer que ocorreram com menos frequência nos usuários de ácido acetilsalicílico.

Eis os resultados principais:

* A chance de desenvolver qualquer tipo de câncer foi 3% menor nos usuários crônicos de ácido acetilsalicílico.

* Para câncer no trato digestivo, a chance foi 15% menor.

* Para câncer no intestino grosso (cólon e reto), foi 19% menor.

* Não houve redução (nem aumento) nos casos de câncer de próstata, pulmão e mama.

* A dose necessária para redução de câncer foi de no mínimo 160mg por semana, mas o efeito foi mais intenso com doses maiores, até doses semanais de 4800mg (no Brasil, um comprimido “infantil” costuma ter 100mg, e o “adulto” 500mg, mas existem outras dosagens disponíveis).

* O tempo mínimo de uso para obter-se o benefício na redução de câncer foi de 6 anos.

Os autores concluem que os efeitos protetores contra câncer do ácido acetilsalicílico são modestos, mas relevantes. Importante lembrar que o uso de ácido acetilsalicílico não é feito sem efeitos adversos. Os mais comuns são úlceras gástricas e sangramentos digestivos. Portanto, são necessários estudos comparando os benefícios contra os efeitos adversos, antes que se possa receitar essa medicação para prevenção geral de câncer.

Fonte:

http://oncology.jamanetwork.com/article.aspx?articleid=2497878&resultClick=24


Comentários

Deixe um Comentário