POSSO MEDIR A PRESSÃO POR CIMA DA ROUPA?

pressurepetterson

Eis uma dúvida muito frequente no dia-a-dia, especialmente para o profissional de saúde que necessita aferir pressão arterial dezenas de vezes por dia. Fazer a medida por cima da(s) manga(s) da roupa vai interferir no resultado?

A resposta é bastante lógica e simples, como descrita abaixo; porém, antes, é importante salientar que a medida de pressão arterial não deve ser feita no pulso, pois neste local é sujeita a muitos erros, e os aparelhos que medem no pulso em geral não são confiáveis. Além disso, lembre que  para medir a pressão no braço necessitamos de um aparelho confiável e calibrado. As recomendações abaixo pressupõem um aparelho manual, tradicional. Para os aparelhos automáticos, a recomendação é medir sem mangas na roupa.

Os aparelhos de pressão tradicionais são fabricados para serem utilizados em pessoas cuja circunferência do braço é menor de 40cm (normalmente, de 31 a 39cm). Caso o paciente tenha um braço grande, com circunferência acima de 40cm, será necessário um aparelho com manguito especial para braços grandes, a fim de evitar que a pressão seja superestimada; o contrário também é verdade: pacientes com braços abaixo de 30cm de circunferência necessitam aparelhos menores para que a pressão não seja subestimada. Os bons fabricantes de manguitos para aparelhos de pressão imprimem no produto o tamanho de braço correspondente, como na figura 1.

Figura 1: manguito de aparelho de pressão para recém-nascidos com diâmetro do braço entre 6 e 11 cm.

figura1

Sabendo-se desta correlação entre tamanho do braço e tamanho do manguito, o raciocínio é simples: se o seu braço possui, por exemplo, 33cm de diâmetro (sem roupa) e a roupa em questão faz o diâmetro subir para 37cm, ainda é possível medir a pressão com o mesmo manguito (normal) por cima da roupa. Mas, se a roupa é muito grossa e faz o diâmetro subir para 42 cm, a medida obtida por cima da roupa será falsamente elevada, já que o manguito normal só aceita braços de até 39cm. Boa parte dos manguitos modernos já traz uma marcação interna onde se vê se o limite foi ultrapassado.

O outro cuidado a ser tomado é com o diafragma do estetoscópio, que deve ser colocado sempre que possível diretamente sobre a pele do paciente, como mostra a figura 2.

Figura 2: diafragma do estetoscópio aplicado corretamente

Sem Título-1figura2

Se o estetoscópio for de muita boa qualidade, com excelente adaptação e vedação aos ouvidos do examinador, será possível escutar os sons da pressão arterial mesmo por cima de uma blusa fina ou média; já no caso de estetoscópios mais simples, qualquer tecido interposto criará dificuldades. Portanto, neste ponto (abaixo do manguito do aparelho de pressão) não pode haver muito roupa, sob o risco de não ser possível ouvir a pressão.

Então, na maioria dos casos, é possível sim medir a pressão por cima da manga da roupa; algumas vezes será necessário puxar a manga até a altura do cotovelo, para que o estetoscópio seja aplicado na pele; em épocas mais frias, onde há mais de uma camada de roupa, pode ser viável puxar a manga mais externa (mais grossa) até o cotovelo, mantendo intocada a manga da blusa interna; assim, o braço fica com diâmetro maior (mas ainda abaixo do limite do manguito) e é possível escutar os sons com o estetoscópio.


Comentários

Deixe um Comentário