OS DESDENTADOS TÊM MAIS INFARTOS?

novo-medicamento (1)

Parece que sim, de acordo com estudo Finlandês recentemente publicado no Journal of Dental Research.

Os autores tiveram a ótima ideia de utilizar uma confiável base de dados da população finlandesa (FINRISK study) com cerca de 8500 indivíduos sendo acompanhados desde 1997. Uma enfermeira treinada avaliou a dentição de todos pacientes naquela época, tendo registrado o número de dentes de cada participante. Após 13 anos de acompanhamento, foram registrados todos casos de morte, infartos, “derrames” e diabetes que ocorreram nesta população.

O cruzamento de dados mostrou que a falta de 5 dentes ou mais esteve associada a um risco 100% maior de infartos do miocárdio. A falta de 9 ou mais dentes esteve associada com surgimento de diabetes, doença cardiovascular e com a morte. Não foi encontrada associação entre falta de dentes e “derrame”.

A explicação para esta associação ainda é elusiva: as doenças cardiovasculares e diabetes estão associadas a doenças inflamatórias orais, como periodontite; periodontite é uma inflamação crônica dos tecidos que suportam os dentes, que causa sangramento gengival e aumento da mobilidade dos dentes, podendo levar à sua perda, se não tratada; é a causa mais comum de perda de dentes na meia-idade e em idosos.

Supõe-se então que as pessoas que perderam mais dentes sofreram mais periodontites, ou seja, estiveram mais tempo expostas à inflamação, que é um fator de risco conhecido para infartos, eventos cardiovasculares, diabetes e morte precoce.

Manter a saúde bucal contribui muito para saúde do resto do corpo; o coração agradece por este cuidado.

Agradecimento:

À leitora, amiga e colega Aline Swarowsky, que indicou este ótimo artigo. Obrigado.

Fonte: http://jdr.sagepub.com/content/early/2015/05/19/0022034515586352.abstract