O REMÉDIO PARA PRESSÃO DEVE SER INGERIDO PELA NOITE OU PELA MANHÃ?

pressaoremediopetterson

Esta simples questão aflige muitos pacientes, e alguns médicos vez ou outra sentem-se tentados a modificar o horário do uso dos medicamentos para hipertensão a fim de melhorar o controle desta doença.

Sobre este assunto, no encontro anual da sociedade europeia de hipertensão, em Paris, foi apresentado o resultado do estudo Harmony, realizado no Reino Unido e na Grécia, com 95 pacientes em tratamento para hipertensão.

Os pacientes foram sorteados para utilizar sua medicação anti-hipertensiva usual entre 6 e 11h da manhã ou entre 18 e 23h, à noite, durante 12 semanas. Ao final das 12 semanas, a pressão foi aferida através de um MAPA de 24 horas (http://clinicapetterson.com.br/qual-a-melhor-maneira-de-media-a-pressao/  ) e o horário da medicação foi invertido; após outras 12 semanas, outro MAPA de 24 horas foi realizado, e os resultados comparados.

Os números foram praticamente idênticos, indicando que não fez diferença tomar remédios pela manhã ou à noite: a média de todas medidas de pressão durante as 24 horas foi a mesma com ambos horários, e a média isolada das medidas matinais também, assim com o a média noturna.

Então, o estudo mostra que o horário do remédio não importa para o controle da pressão: cabe salientar que é importante manter o mesmo horário todos dias.

 Fontes:

http://www.medscape.com/viewarticle/864991

Poulter NR, Anjum A, Cross M, et al. A comparison of the impact of morning or night delivery of antihypertensive agents on 24-hour ambulatory blood pressure monitoring (ABPM) levels: A randomized cross-over trial. European Society of Hypertension 2016 Annual Meeting; June 11, 2016; Paris, France. Late-Breakers session 1, presentation 7.

 


Comentários

Deixe um Comentário