Medindo a Pressão

pressão-alta-alimentos

Como a hipertensão ou pressão alta é um problema de saúde muito comum e que causa sérias complicações se não tratado, torna-se importante conhecer a maneira correta de medir a pressão arterial.
Idealmente, a pressão deve ser medida com o paciente em repouso,sentado, recostado, com os pés apoiados. Não recomendamos medir a pressão enquanto o paciente está sentindo dor, especialmente dor de cabeça, visto que a dor eleva a pressão. O correto é medir a pressão em momentos casuais, quando a pessoa não está sentindo nada.
Evitar aparelhos que meçam a pressão no pulso, eles não costumam ser acurados, e frequentemente geram falsos diagnósticos. O aparelho de braço é mais recomendado, mas deve estar calibrado, mesmo que seja automático. Existem disponíveis na internet listas de aparelhos automáticos recomendados , que foram testados e aprovados por sociedades médicas.
O manguito (parte do aparelho que fica enrolada no braço) deve ser adequado para o tamanho de braço do paciente. Caso você tenha o braço muito “fino” ou “grosso”, as medidas serão incorretas. Os limites usuais para os manguitos comuns são braços com mais de 27cm de circunferência e menos de 34cm. Em nossa clínica, possuímos manguitos específicos para braços com circunferências fora desses limites.

Se você está em dúvida sobre a sua pressão, agende uma consulta para discutir o assunto com um profissional especializado.


Comentários

Deixe um Comentário