Hipertensão (ou pressão alta)

87650248

Chamamos de hipertensão quando um adulto apresenta medidas de pressão arterial constantemente acima de 130 (“treze”) por 85 (“oito e meio”), quando medida corretamente (veja o tópico medindo a pressão). Caso as medidas sejam feitas em consultório médico ou outro ambiente médico hospitalar, os valores devem ser acima de 140/90 (“quatorze por nove”) para diagnosticarmos hipertensão. Para a pessoa ser considerada hipertensa, basta um dos valores estar elevado (o valor maior (“pressão sistólica”, por exemplo 150) ou o valor menor (“pressão diastólica”, por exemplo 90), ou ambos.

Trata-se de uma doença extremamente comum no Brasil e no RS. Estima-se que, aos 50 anos de idade, metade dos homens e quase 40% das mulheres sofram de hipertensão. Com o aumento da idade, estas percentagens também aumentam.

Como a pressão alta é perigosa e não costuma causar sintomas (a pessoa não sente nada), é muito importante que todos os adultos meçam a pressão regularmente (veja o tópico medindo a pressão). Se não controlada corretamente, a pressão alta tem grande risco de causar infartos ou “derrames”, entre outras complicações.

Antes de definir se uma pessoa é ou não é portadora de hipertensão, geralmente são necessários vários dias medindo a pressão regularmente, sem uso de medicações. Um erro comum é iniciar o tratamento medicamentoso para hipertensão logo na primeira medida de pressão acima dos limites. Isso deve ser evitado.

Para pacientes que já sabem ser portadores de hipertensão e estão sob tratamento, é importante medir a pressão regularmente (veja o tópico medindo a pressão) e manter as medidas dentro dos limites orientados pelo médico.

Se você está em dúvida sobre a sua pressão, agende uma consulta para discutir o assunto com um profissional especializado.