Ganho de peso nos feriadões

fat

Muitos pacientes em programa de perda de peso cometem “deslizes” durante feriados e viagens, e relatam ganhos importantes de peso em poucos dias nestas ocasiões. Há quem duvide, entretanto, que alguns poucos dias de descuido possam resultar em ganho expressivo de peso nestas circunstâncias.

Em um interessante estudo, publicado recentemente no periódico médico NEJM, os autores mediram qual foi a variação diária de peso de 2924 indivíduos durante um ano, e correlacionaram o resultado com os feriadões deste período. Para tanto, foram utilizadas balanças wireless, que transmitiram o peso diário de cada indivíduo para uma central de análise. Os participantes do estudo foram 1781 moradores dos EUA, 760 da Alemanha e 383 do Japão.

O gráfico abaixo demonstra a variação % de peso ao longo do ano, para cada país

1

Comparando-se os 10 dias depois do Natal com os 10 dias antes do Natal, em todos países houve aumento de peso dos indivíduos, na ordem de 0,4% nos EUA, 0,6% na Alemanha e 0,5% no Japão. Para quem pesa 80 Kg, isto significa um aumento de 320 a 480g, na média.

Estes valores podem parecer pequenos, mas representam apenas a média do grande número de indivíduos analisados; algumas pessoas não aumentaram de peso no período, enquanto outras aumentaram muito mais do que a média.

Outros períodos com aumento importante de peso: Páscoa na Alemanha (0,2%), Semana Dourada no Japão (0,3%) e Ação de Graças nos EUA (0,2%).

Assim, verifica-se que o aumento de peso durante as celebrações prolongadas é real, e de significativa monta. Importante salientar que, observando-se o gráfico, metade do ganho de peso destes feriadões é perdido logo após, mas a outra metade tende a permanecer por até meio ano, ou, em algumas pessoas, permanentemente…… Portanto, se você luta contra balança, muito cuidados nestas celebrações de fim-de-ano.

Fonte:

http://www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJMc1602012?query=endocrinology

 

 


Comentários

Deixe um Comentário