Colesterol

colesterol2

O colesterol é um tipo de gordura que compõe o corpo humano, sendo essencial para seu funcionamento. Porém, em quantidades inadequadas, pode causar uma doença comum e grave, chamada aterosclerose. Caso exista uma alteração na quantidade de colesterol, a pessoa não sente nada. Somente através de um exame laboratorial é possível saber os níveis de colesterol.

Todos nós temos alguma quantidade de colesterol circulando no sangue. Podemos classificar esse colesterol em colesterol bom (HDL) e colesterol ruim (LDL). Quando uma pessoa tem níveis excessivos de LDL e/ou níveis baixos de HDL, existe tendência de o colesterol acumular-se dentro das artérias (o “encanamento” do corpo), terminando por entupi-las e dificultar a circulação do sangue. Esse tipo de entupimento, chamado de aterosclerose, é a principal causa de infartos e “derrames”. Existem outros fatores que causam aterosclerose, e podem acelerar o processo, como por exemplo o tabagismo,  pressão alta, diabetes, histórico familiar, etc.

A quantidade de colesterol que temos no sangue depende basicamente da alimentação, da atividade física, do peso e da carga genética de cada um. Podemos modificar os níveis de colesterol no sangue através de mudanças na alimentação, atividade física ou com o uso de medicamentos.

Não existe um valor limite fixo de colesterol que possa ser aplicado para todas pessoas. O limite aceitável depende de outras variáveis. Somente depois de conhecer os níveis de colesterol do paciente e de calcular o perigo que aquele colesterol representa para aquele paciente, o médico pode definir se há necessidade de intervenção.

Se você tem colesterol alterado, ou se desconhece seus níveis de colesterol, agende uma consulta para que o médico calcule se há necessidade de tratamento ou não.

Leia sobre o tratamento do colesterol em “Devo tomar remédio para Colesterol (ESTATINA)?