Cirurgia melhor do que angioplastia em diabéticos com lesões em várias coronárias

Cardiologia
Em novembro 2012 foram publicados e apresentados os resultados do estudo Freedom, que avaliou qual a melhor maneira de “desentupir” as artérias coronárias do coração em pacientes diabéticos com diversas artérias entupidas: se com cirurgia (“pontes de safena”) ou com angioplastia (stents, também conhecidos como “molinhas”).
Mil e novecentos pacientes participaram do estudo, todos diabéticos e com graves obstruções nas coronárias, e foram sorteados para sofrerem cirurgia ou receberem stents de última geração. Após 3,8 anos de seguimento, observou-se que os pacientes que receberam stents morreram mais do que aqueles que foram operados, resultado que já era esperado por boa parte dos médicos que estudam o assunto.
Assim como em trabalhos anteriores, mostrou-se que os stents coronarianos não devem ser indicados em demasia, mas apenas para alguns casos específicos, onde já mostraram-se bem efetivos. Para a maior parte dos pacientes com entupimentos nas coronárias, o tratamento ideal não inclui stents.
Fonte: N Engl J Med 2012; DOI:10.1056/NEJMoa1211585.

Comentários

Deixe um Comentário