CAFÉ PARECE SEGURO PARA CARDIOPATAS

cafezito

Desta vez, um estudo gaúcho testou o efeito da cafeína no coração de cardiopatas. Existe uma noção prévia amplamente difundida de que o coração doente pode não suportar a ingesta de café. Nesse estudo, realizado no HCPA, 51 pacientes com insuficiência cardíaca (“coração fraco”) ficaram 1 semana sem ingerir cafeína, e então receberam 100ml de café descafeinado mais uma cápsula que podia conter 500mg de cafeína ou placebo (metade recebeu cafeína, metade placebo, por sorteio) e passaram a ter seu coração monitorado por eletrocardiograma.

Durante as próximas 5 horas, receberam nova dose de 100ml de café com uma cápsula, a cada hora, e realizaram também um teste de esteira com monitorização cardíaca, à procura de arritmias cardíacas. Após 1 semana, o grupo sorteado para receber cafeína repetiu o experimento sem cafeína, e vice-versa.

Ao final, foram comparadas as arritmias detectadas após esta grande dose de cafeína com as arritmias detectadas sem cafeína; NÃO HOUVE DIFERENÇA entre todas arritmias registradas; e a performance no teste de esteira também não alterou-se com a ingesta de cafeína.

A conclusão final é que o consumo de café é seguro para pacientes cardiopatas com insuficiência cardíaca, ao contrário do que se pensava.

Fontes :

http://www.medscape.com/viewarticle/870409?nlid=110193_3863&src=WNL_mdplsfeat_161018_mscpedit_card&uac=157100FT&spon=2&impID=1217457&faf=1

http://jamanetwork.com/journals/jamainternalmedicine/article-abstract/2569283

 


Comentários

Deixe um Comentário