Café e chá baixam a pressão?

coffee

No encontro da Sociedade Européia de Hipertensão, ocorrido neste mês em Milão, o Dr. Bruno Pannier, de Paris, apresentou um grande estudo a respeito de pressão arterial, chá e café. Mais de 170.000 pessoas que foram fazer “checkup” em sua clínica tiveram sua pressão arterial registrada e preencheram um questionário sobre consumo de chá e café.  Os indivíduos foram divididos em 3 grupos: aqueles que não tomam chá ou café, aqueles que tomam entre 1-4 xícaras por dia, e aqueles que tomam mais de 4 xícaras por dia.
Os resultados indicaram que os homens tendem a tomar mais café, enquanto que as mulheres tomam mais chá. Os tomadores de chá e café tinham pressão mais baixa do que aqueles que nunca ingerem estas bebidas. Eis a pressão máxima média, em mmHg, para as pessoas que não bebem, bebem moderadamente e bebem muito café: 127.9, 126.7 e 125.5. E o mesmo resultado, para o chá: 127.3, 126.3 e 125.3.
Portanto, o hábito de beber chá ou café regularmente está associado a uma menor pressão arterial. Esta diferença de pressão pode parecer pequena, mas vários estudos já confirmaram que mesmo 1mmHg já é importante na redução das complicações da hipertensão arterial.
Como este tipo de estudo é observacional (não houve intervenção), não podemos determinar causa e efeito. Isto é, resta saber se o chá e o café reduzem a pressão ou se as pessoas com pressão mais baixa preferem estas bebidas.

Fonte: http://www.theheart.org/article/1553207.do


Comentários

Deixe um Comentário