Associação entre ingesta de álcool, infartos e derrames.

alcool e infarto

Muito fala-se sobre os benefícios do consumo regular de álcool, no que tange a redução de infartos e de “derrames” (AVCs). Mas quanto álcool? O efeito protetor começa logo? Pode ser somente no final-de-semana?

Essas questões foram abordadas em um trabalho realizado em Boston (EUA) e publicado no periódico médico Circulation, onde os pesquisadores fizeram uma coletânea de todos estudos já publicados a respeito e somaram seus resultados, chegando nos interessantes números abaixo:

* Uma dose de bebida alcóolica corresponde a 14g de álcool (cerca de 140ml de vinho, ou cerca de 340 ml de cerveja, ou aproximadamente 40 ml de destilados).

* Na primeira hora depois de ingerir bebida alcóolica, em qualquer quantidade, o risco de infarto e AVC aumenta.

* Ao beber-se 2 doses por dia, o risco de infarto cai 33% no dia seguinte, comparado a não beber álcool.

* Porém, ao beber-se 9 doses num dia, o risco eleva-se em 60% no dia seguinte.

* Beber 6 doses por semana reduz o risco de AVC em 19% na semana seguinte, comparado a não beber álcool.

* Porém, beber 30 doses por semana aumenta em até 600% o risco de infarto ou AVC na semana seguinte.

Ou seja, o consumo de álcool tem efeitos diversos sobre a chance de infarto ou AVC, dependendo da quantidade e do tempo observados; o efeito imediato é maléfico, mas, em doses moderadas, o benefício que surge após 24h sobrepuja o malefício inicial, tornando o balanço favorável. Em doses elevadas, porém, o risco aumenta em qualquer período de observação.

Por isso, persiste o conselho tradicional: se você bebe álcool, procure manter a ingesta regular e em quantidades moderadas (menos de 1 dose por dia para mulheres, até 2 para homens). E não adianta “juntar” as doses em um final-de-semana ou festa: o benefício só ocorre com uso moderado e persistente; o consumo de grandes quantidades de álcool sempre trará riscos aumentados, sem benefícios.

Fonte: http://circ.ahajournals.org/content/early/2016/02/29/CIRCULATIONAHA.115.019743.abstract


Comentários

Deixe um Comentário