ANTIOXIDANTES PARA PREVENÇÃO DE DORES MUSCULARES PÓS-TREINO 

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Muitos praticantes de atividades físicas intensas utilizam-se de antioxidantes e suplementos vitamínicos antes e após o exercício, acreditando que isso reduz as dores musculares que costumam ocorrer após estes treinos. Porém, os dados científicos que suportam este uso são escassos. Agora, os pesquisadores da biblioteca Cochrane publicaram uma análise de 50 estudos onde este efeito dos antioxidantes foi testado, num total de 1089 indivíduos. A união de todos estes trabalhos traz dados com mais confiança. 

Os participantes que testaram os antioxidantes tinham entre 16-55 anos de idade, e os estudos foram controlados por placebo, sempre testando doses acima das recomendas para consumo diário destas substâncias. Os resultados foram avaliados 6 horas, 24h, 48h, 72h e 96h após o exercício, tanto em sedentários como em pessoas ativas.  

Em todos intervalos e tipos de usuários testados, não houve redução significativa das dores musculares com o uso dos antioxidantes com uma consistência que pudesse indicar benefício. Os efeitos colaterais foram pouco investigados, mas resumiram-se à diarreia e desconforto gástrico. 

Os autores concluem que há evidência moderada de que a suplementação com altas doses de antioxidantes não traz melhora significativa nas dores musculares pós-treino. 

 Fonte: http://www.cochrane.org/news/featured-review-antioxidants-preventing-and-reducing-muscle-soreness-after-exercise 

http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/14651858.CD009789.pub2/abstract 


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