ÁCIDO FÓLICO PARA HIPERTENSOS

hipertensao

Há muito tempo sabe-se que indivíduos com deficiência de ácido fólico apresentam maiores chances de sofrer infartos ou “derrames”, entre outras complicações. No passado, vários estudos ocidentais falharam, porém, em demonstrar benefícios na sua suplementação em forma de medicamento.
Em março, porém, nas Sessões Científicas do Colégio Americano de Cardiologia, um grande estudo chinês foi apresentado e mostrou resultados benéficos nesta suplementação.
Mais de 20.000 adultos chineses com hipertensão arterial foram sorteados para receber tratamento com a medicação enalapril “comum” ou com enalapril + ácido fólico na mesma cápsula. Após 4 anos e meio de seguimento, os pacientes que receberam o ácido fólico sofreram 21% menos “derrames”, sem aumento de efeitos adversos. Os autores acreditam que tais achados podem ser reproduzidos em outras populações, no ocidente.
O ácido fólico é um componente essencial da dieta humana, sendo encontrado principalmente no feijão, nas folhas verdes, nozes, abóbora, abacate, carne, cenoura, fígado e queijo, entre outros. Sabe-se que, na China, a deficiência de ácido fólico é muito comum, atingindo 20 a 60% da população. Como a deficiência de ácido fólico causa defeitos nos recém-nascidos, há muito tempo a lei nos EUA determina a incorporação de ácido fólico em alguns cereais industrializados; por isso, hoje nos EUA, o índice de deficiência deste elemento é de 0,06% na população; e no Brasil, desde 2004, as farinhas de trigo e milho recebem obrigatoriamente ácido fólico, de modo que o índice de deficiência parece ser também abaixo de 1%.
Portanto, talvez a explicação para o resultado benéfico do estudo chinês, em contrapartida aos estudos ocidentais, esteja na diferença da deficiência de ácido fólico entre estas populações. Questiona-se se tal benefício seria obtido ao tratarmos hipertensos com ácido fólico aqui no Brasil.

Fontes:
http://jama.jamanetwork.com/article.aspx?articleID=2205876
http://www.medscape.com/viewarticle/841514
http://repositorio.pucrs.br/dspace/handle/10923/3711?locale=pt_BR


Comentários

Deixe um Comentário